• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Songbird – O Firefox do audio.

Songbird

Nesse fim de semana eu conversava com um amigo, o Vandré, sobre o uso do Ipod no Linux, quando ele mencionou um programa novo chamado Songbird. Chegando em casa eu resolvi procurar saber desse projeto, e gostei tanto que acabei migrando para esse aplicativo tanto no Windows como no Linux.
No windows eu sempre usei o iTunes, mas tem algo que muita gente reclama do iTunes, que é o fato dele ser pesado, eu até que não acho ele pesado mas em relação a outros players o iTunes é o mais lento. No Linux eu estava usando o gtk-pod com o audacious, e uma solução idêntica ao iTunes seria perfeito para substituir esses dois.
O projeto Songbird foi criado em 2006 pela “Pioneers of the Inevitable”, uma empresa composta por pessoas que já trabalharam em projetos famosos como Winamp, Yahoo Music Jukebox, Netscape Navigator e Mozilla Firefox. A idéia do projeto era de criar um software novo para o mercado de media player, de forma que o programa fosse o que o Firefox foi para o mercado de navegadores.

Instalei no meu computador de casa Windows XP e no trabalho Linux Slackware 64bits 13.0, segue abaixo o processo de instalação em cada plataforma.

Windows
No windows foi fácil a instalação pois era só baixar e executar, depois de instalar escolhi dois addons para incrementar o player, um deles é o Lyric Master, um addon que busca a letra da musica que está tocando e mostra ao lado, e o outro é o iPod Device Manager, que adiciona o suporte para iPod no Songbird.
O iPod foi detectado com sucesso, porem apresentou um problema, de listar todas as musicas (juntando do iPod e do PC) na mesma library, com isso muitas musicas ficaram repetidas na Library.
Para resolver esse problema, você deve abrir o iTunes e ir nas configurações do iPod e desligar a opção de abrir o iTunes automaticamente caso o iPod seja conectado ao PC. Depois disso limpe sua Library e crie novamente e ai ele não vai mais mostrar as musicas duplicadas, e sim separado como no iTunes.
Outra vantagem é que da para adicionar as capas dos discos nas musicas sem precisar de uma conta na Apple Store.

Linux
No Linux não foi tão simples o processo de instalação, a principio o Songbird funcionou, peguei a versão x86_64, só que ele não conseguia executar a musica, dando uma mensagem de erro “Internal data flow error”. E eu não conseguia solucionar o problema. Depois de fuçar muito descobri que o Slackwar64 não vem com todos os plugins gstream instalados, apenas com o gst-plugins-base. E para que o Songbird funcione é necessário que tenha instalado os plugins good, bad e ugly (The Good, The Bad and the Ugly lOL). E como eu não achei os pacotes para Slack64bits então eu tive que compilar da fonte.

Para quem não quiser ter que baixar os fonte para compilar aqui já tenho compilado para Slackware 13.0 64bits os plugins Gstream.
http://reiserfs.killermonkeys.net/Thiago/Linux/slack64/gst-plugins-bad-0.10.13-i486-2_SBo.txz
http://reiserfs.killermonkeys.net/Thiago/Linux/slack64/gst-plugins-good-0.10.15_x86_64-2.txz
http://reiserfs.killermonkeys.net/Thiago/Linux/slack64/gst-plugins-ugly-0.10.12_X86_64-1.txz

Depois de instalar os plugins o Songbird deve funcionar corretamente, eu também criei o pacote para o Songbird para Slackware 13.0 64bits para quem tiver interessado segue o link: http://reiserfs.killermonkeys.net/Thiago/Linux/slack64/Songbird-1.2.0_1146-i686-1_SBo.tgz.

O Songbird funciona normalmente depois de tudo bem instalado, coloquei o idioma português-Brasil, coloquei os addons que coloquei no Windows, o Lyric Master e o iPod Device Manager e tudo funcionou corretamente.
O iPod não detectou automaticamente, mas depois de plugar o iPod o kde montou ele, e ai eu fui em adicionar mídia e apenas cliquei em iPod, então o Songbird o adicionou como no Windows.

Finalizando, o Songbird está ai para brigar com os players do mercado, seja o iTunes no Windows ou o Amarok no Linux, ainda está no começo mas a proposta e muito boa, ele é muito mais rápido que o iTunes e é bem prático de usar.

7 Responses so far.

  1. Vandré says:

    Firefox 3.0.13.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    legal que gostou… =D
    gostei que só dele também… mas ainda não testei no Windows..

  2. Pedro says:

    Firefox 3.5.2 Linux

    Muito boa, cara!

    Se possível, gostaria de saber como você compilou o source do bad, good e ugly!

  3. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.2 Windows 7

    eu utilizei os scripts do Slackbuild para slackware 12.2 e removi as CFLAGS.

  4. Prof3t4 says:

    Firefox 3.5.2 Linux

    Thiago,
    tem como me passar um passo a passo de como vc fez essa compilação dos pacotes gstream ? fiquei interessado, pois tenho alguns programas que quero torná-los nativo para a arquitetura x64.
    Forte abraço e muito boa a dica, pois estava com esse mesmo problema até achar a sua dica.
    Que a Força Esteja com Você !

  5. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.3 Linux

    Então Profeta, como expliquei acima, eu peguei os scripts do slackbuild para slack 12.2 porem eu acho que ja deve ter os scripts para 13.0

    No caso dos scripts apra 12.2 eu removi as variáveis que tem CFLAGS e ele funcionou 100%

  6. nick says:

    Firefox 3.0.14 Ubuntu 9.04

    olà amigos!!
    uso o ubuntu e gostaria de saber se o songbird funciona corretamente no ipod touch
    um grande abraço a todos!!

  7. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.3 Linux

    Deve funcionar Nick, se ele estiver montando certinho e com o addon do ipod instalado, ele vai reconhecer o ipod sem problemas.


pfSense 2.0 e...

Ano passado eu tentei me aventurar a configurar um servidor ...

GVT TV ...

A GVT está lançando seu novo produto, Televisão por Assinatura ...

Novo Blog, quem...

Hoje resolvi voltar a postar no blog, aproveitei para trocar ...

FlashPlayer no Snep,...

Esses dias pediram para eu ouvir umas ligações, e era ...

VMware vCenter Converter...

Esses dias chegou um servidor novo aqui na empresa, um ...

Ultimo post de...

Bom esta semana final de 2010 eu estava aqui de ...

Migração do Voip...

Bom quando terminou a migração eu fiquei direto na empresa ...

Asterisk com Snep...

A tempos venho comentando sobre Asterisk e Snep aqui no ...

Implementações na Radiologia

Estou fazendo implementações de novos sistemas na Radiologia, o primeiro ...

FISL 11 –...

Opa dia 2 do FISL foi ontem lol. Mas não ...