• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

DNS Para Leigos (Parte 2)

nerd_cavernaEsta e a segunda parte do meu post sobre DNS, na primeira parte, eu passei o básico de conhecimento que tenho sobre DNS para tentar explicar como funciona este serviço. Neste post eu vou focar em um lado mais avançado, explicar alguns tipos dos registros de DNS e falar sobre alguns dos softwares utilizados para prover este serviço.

O servidor de DNS como foi falado no post anterior, possui um banco de dados com as informações sobre um ou mais domínios. Estas informações possuem uma classificação, e cada registro possui uma classificação ou tipo diferente.

Abaixo eu vou listar os tipos de registro mais conhecidos e usado, e explicar um pouco sobre cada um.

NS: (Name server) Esté e o registro principal, ele que fala quem é o dono daquele domínio ou sub-domínio. Por exemplo quando você registra um dominio na fapesp (registro.br) lá você informa seus servidores de dns primário e secundário, então o registro.br vai criar em seu banco de dados, registros NS com informações delegando o domínio registrado por você.

A: (Address) Este é o registro de um endereço IPv4, é o mais simples no caso fala qual é o IP do domínio, Ex 10.1.1.1 e o ip de meudominio.com.

CNAME: (Canonical name) É utilizado para criar um apelido de um dominio (alias), tipo mail.oxente.org CNAME webmail.oxente.org. No caso falo que mail é um apelido para webmail.
MX: (Mail exchange) O MX informa qual é o servidor de e-mail daquele domínio. Quando você envia um e-mail para fulano@dominio.com, o DNS vai procurar saber onde que está a maquina responsável por receber este e-mail, porque por exemplo dominio.com pode ter um registro de IP de um servidor que não tem serviço de e-mail, então o MX é quem informa onde esta o serviço.
PTR: (Pointer) O ptr aponta para um nome, mas é diferente do CNAME, o PTR é usado para fazer o DNS Reverso, onde um IP aponta para um nome ao inves de um nome apontar para um IP.
Existem outros tipos de registro, a lista completa tem aqui nesta página do wikipedia (em inglês).

Existem diversos softwares utilizados para prover o serviço de DNS, um dos mais famoso e mais usados é o BIND, segue abaixo uma breve descrição sobre alguns softwares de DNS.

BIND: É o servidor mais conhecido e usado, foi desenvolvido na universidade de Berkeley, já passou por tres grandes mudanças de estrutura do seu código, conhecido como BIND4, BIND8 e agora sua ultima versão BIND9. É OpenSource e esta presente como padrão na maioria das distribuições Linux.

Microsoft DNS: O servidor de DNS da microsoft faz parte da arquitetura do Active Directory, sendo muito usado em redes corporativas que utilizam servidores windows.

DJBDNS: Este software foi criado por Daniel J. Bernstein, que cansado das vulnerabilidades do BIND resolveu criar sua propria aplicação. o DJBDNS é dividido em vários pequenos softwares, os mais conhecidos são o dnscache (que é o DNS Server) e o tinydns (que é o DNS Resolver).

Eu já usei muito o BIND, mas devido o trabalho que dava para gerenciar suas Zonas de configuração,  eu resolvi mudar para DJBDNS, onde o controle e configuração do serviço DNS é bem mais fácil. Para facilitar ainda mais criei scripts que me ajudam a gerenciar os domínios, vou deixar para um próximo post estes scripts para poder detalhar mais toda a estrutura que uso.

5 Responses so far.

  1. Majin says:

    Firefox 3.0.15 Windows XP

    Yo!

    Passei só pra dar alô! Gostei do blog! KM forever!

    Sucesso lá!

  2. Edmo says:

    Firefox 3.5.5 Windows 7

    ae Guinho, é arretado teu blog.

    flw amigão

  3. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.5.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    Vlw Majin, e Edmo a visita, abraços.

  4. Nelson Capu says:

    MSIE 8.0 Windows XP

    Olá Thiago parabens,preciso de uma ajuda,sou leigo em streaming,como faço streaming com vlc?para liberar arquivos para outras pessoas através da web?

    Abraços muito obrigado.

  5. Thiago Melo says:

    Firefox 4.0 Linux

    Nesse meu post aqui tem informações bem básicas de como começar a fz um streaming com vlc

    http://thiago.oxente.org/2010/02/04/servidor-de-video-open-source-streaming


pfSense 2.0 e...

Ano passado eu tentei me aventurar a configurar um servidor ...

GVT TV ...

A GVT está lançando seu novo produto, Televisão por Assinatura ...

Novo Blog, quem...

Hoje resolvi voltar a postar no blog, aproveitei para trocar ...

FlashPlayer no Snep,...

Esses dias pediram para eu ouvir umas ligações, e era ...

VMware vCenter Converter...

Esses dias chegou um servidor novo aqui na empresa, um ...

Ultimo post de...

Bom esta semana final de 2010 eu estava aqui de ...

Migração do Voip...

Bom quando terminou a migração eu fiquei direto na empresa ...

Asterisk com Snep...

A tempos venho comentando sobre Asterisk e Snep aqui no ...

Implementações na Radiologia

Estou fazendo implementações de novos sistemas na Radiologia, o primeiro ...

FISL 11 –...

Opa dia 2 do FISL foi ontem lol. Mas não ...