• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Servidor de video Open Source (streaming)

videolan A alguns anos atrás, mesmo antes da explosão do YouTube, eu tive a curiosidade de saber como colocar publicar um vídeo ao vivo na internet, utilizando uma Webcam e um objeto Flash. Minha idéia era de criar uma conferência no Flash com várias pessoas em uma sala de bate-papo, porem meu conhecimento era muito pouco na época para criar algo do tipo. Mesmo assim pesquisando na Internet, eu cheguei a conhecer uma tecnologia nova da antiga Macromedia (que foi comprada pela ADOBE) chamada de Macromedia Flash Communication Server MX. Este produto da Macromedia trabalhava como um servidor multimídia, onde fazia exatamente o que eu queria, e por sinal já vinha em uma de suas demonstrações um exemplo de sala de conferência com suporte a webcam.

Os anos se passaram e eu com o tempo desisti de trabalhar com o FCS, pois o mesmo era muito caro e eu não via mais futuro em investir meu tempo no produto. Eis que ano passado me surgiu um problema aqui na empresa no qual eu tive que voltar a estudar ferramentas de streaming para colocar uma programação ao vivo na internet. Minha missão então era achar uma ferramenta boa é de preferência open source, para disponibilizar na internet o vídeo.  Bom minha missão ainda está longe e terminar mas vou descrever o caminho que percorri e as ferramentas que testei e o resultado atual do projeto como está.

Buscando pela internet eu encontrei diversas alternativas ao FCS, que agora produto da ADOBE era chamado de Flash Media Server (FMS), algumas delas opensource, outras não mas free, e outras free mas com limitações. Eu testei então:

Darwin Streaming Server -> Apple
Red5 -> Feito em Java tendo mesmos recursos do FMS, porém 100% livre
Wownza Media Systems -> Um bom media server porém a versão FREE tem muitas limitações.
VideoLan -> Até agora não consegui descrever em que categoria se encaixa o VideoLan, ele é player, encoder, streaming server e etc.

De todos que testei, o VideoLan foi meu favorito, por ser mais simples e também por possui uma documentação mais completa, eu consegui resultados satisfatórios mais rápido que os outros. De inicio eu comecei testando o VideoLan no windows, depois comecei então no Slackware onde consegui fazer meu primeiro stream para a Web. Mas vou deixar para detalhar o VideoLan por último já que até agora ele é minha escolha para produção.

Darwin Streaming Server
O DSS, é um servidor stream da APPLE, ele transmite mídia atraves dos protocolos RTP/RTSP, sendo uma solução OpenSource de outro produto da APPLE o QuickTime Streaming Server. De inicio o DSS era um sistema operacional completo, mas hoje em dia já é distribuído separado como um software, minha aventura foi tentar rodar o DSS no Slackware64, porém foi um fracasso, não consegui fazer o programa iniciar, fiquei então de testar a versão SO, mas não encontrei tempo ainda.

RED5
O Red5 é um servidor escrito em java, onde busca oferecer os mesmo recursos do FMS da Adobe, foi criado através de engenharia reversa dos protocolos usados pelo FMS. Transmite através do protocolo RTMP. Sua instalação é simples, porém a configuração é um pouco complicada, pois a documentação é muito incompleta, você tem que queimar bastante a cuca para entender como o servidor funciona e garimpar a internet atrás de informações. Depois de instalar e iniciar o servidor, basta acessar o mesmo pelo seu navegador com a porta do Red5, que ele já tem exemplos para mostrar, e logo de inicio tudo funciona perfeitamente.
Porém para o tipo de transmissão que eu queria fazer o Red5 iria tomar mais tempo do que o normal, até que eu descobrisse como ele funciona 100%, mas é uma ótima ferramenta, e eu recomendo.

Wownza Media Systems
O Wownza é um Red5 bem mais completo, transmite tanto em RTP/RTSP como em RTMP, porém sua versão gratuita só permite o acesso de 10 conexões simultâneas, pode atender a pequenas soluções, mas eu não poderia me dar ao luxo de limitar a transmissão a 10 pessoas, se a 11 tentasse acessar, já ia ter reclamação. Vale a pena testar, mas para produção não vejo viável a versão FREE.

VideoLan
O VLC não é um servidor Stream, mas ele pode trabalhar como tal. O VideoLan no inicio possuía duas versões, o VLC (VideoLan Client) e o VLS (VideoLan Server), porém depois eles juntaram tudo em uma só solução que hoje é conhecida como VideoLan ou VLC. Este software atende qualquer necessidade, devido a forma que ele trabalha, e o suporte aos diversos codecs de vídeo e audio existentes.
O VideoLan possui um conceito simples de input e output, onde você escolhe de onde vem a mídia e para onde ela vai. Como por exemplo o ato simples de assistir um vídeo pelo VLC, o input será FILE (arquivo) e o output será DISPLAY (tela do computador). Com este conceito fica fácil por exemplo colocar sua webcam na internet com um simples comando do VLC, onde o input deve ser o DEVICE da webcam e o output um stream HTTP com encapsulamento FLV.

Aqui está o famoso diagrama do VideoLan, é meio antigo mas é assim mesmo que funciona.

Então para fazer a transmissão ao vivo eu utilizei o VLC para pegar a imagem e som através de uma placa de captura, e jogar esta transmissão para a web usando FLV. E para visualizar o FLV utilizei um simples player em flash conhecido como Flowplayer, o que por hora resolveu meu problema.

Como servidor eu estava utilizando:
SO: Linux Slackware 13.0 64bits
CPU: AMD Athlon(tm) Dual Core Processor 4450B 2.2GHZ
MEM: 2GB RAM
Placa de Captura: saa7134 Kworld Plus TV Turner Card
VideoLan: VLC 1.0.4

No caso para efetuar o teste, sintonizei a placa de TV no canal da globo, e executei o vlc pela shell do linux com o seguinte comando:

cvlc v4l2:///dev/video0 –v4l2-caching=6500 –v4l2-width=420 –v4l2-height=320 –input-slave=alsa://hw:1,0 –alsa-samplerate=16000 –sout “#transcode{fps=12,vcodec=FLV1,vb=120,acodec=mp3,ab=16,channels=1,samplerate=11025}:std{access=http{mime=video/x-flv},dst=0.0.0.0:8080/stream.flv}” –sout-mux-caching=10000

Detalhando o comando acima temos:

  1. cvlc -> inicia o vlc sem chamar a interface gráfica.
  2. v4l2:///dev/video0 -> utiliza o device video0 (que é a placa de captura) como input.
  3. –v4l2-caching=6500 –v4l2-width=420 –v4l2-height=320 -> parâmetros passados para o input onde determina um cache de 6.5 segundos e o tamanho da tela a ser capturado.
  4. –input-slave=alsa://hw:1,0 -> aqui eu escolho qual dispositivo de som vai ser usado como input, no caso existe o 0,0 e o 1,0 o que eu escolho e o da placa de captura, o 0,0 é o da placa de som do computador.
  5. –alsa-samplerate=16000 -> Isto muda a velocidade do som do input, se não usar isso a voz fica igual Alvin e os Esquilos ( somente para a captura, o resto fica normal).
  6. –sout -> O Sout é o comando que fala para onde deve ir o Output, caso não utilize ele manda por padrão para o DISPLAY.
  7. #transcode{fps=12,vcodec=FLV1,vb=120,acodec=mp3,ab=16,channels=1,samplerate=11025} -> O transcode é a conversão em tempo real de um tipo de midia para outro. No caso estamos recebendo um vídeo vindo da placa de captura que seu formato é desconhecido e não suportado pelo FLASH, então temos que transformar este sinal em algo compatível. Com isso fazemos um transcode para FLV e MP3. o VB=120 é que controla a qualidade do vídeo e o AB=16 é a qualidade do audio, quanto maior, melhor a qualidade e mais banda utilizada.
  8. std{access=http{mime=video/x-flv},dst=0.0.0.0:8080/stream.flv} –> Aqui no STD falamos para onde ele vai enviar o stream, no caso eu quero que envie para a porta 8080 utilizando o procolo HTTP, e que o stream saia como um arquivo do tipo (mime) video/x-flv, com o nome de stream.flv

Com isso basta utilizar qualquer player de FLV e colocar nosso endereço como fonte, http://meuip:8080/stream.flv que ele vai tocar o que está passando na placa de captura com um atraso de 6.5 segundos.

– Qual a vantagem de se utilizar o VLC para isso. Eu digo que é a praticidade de se fazer a coisa funcionar, de tornar um projeto visível, sem muito esforço e obter uma qualidade de transmissão a custo baixo.

– Qual a desvantagem de ser utilizar o VLC para isso. O flash player entende que o stream.flv é um arquivo, e não um stream, então para o navegador do visitante ele está abrindo um vídeo infinito, ele não trabalha direito com isso, qualquer lag e etc é sentida pelo navegador por não ser realmente um stream e sim um arquivo com download infinito. Outro problema é que o VLC fica dando erros e warnings de buffer overflow e underflow dependendo da configuração que você utilize, e até hoje mesmo funcionando, não sei como eliminar esses erros e deixar o sistema 100%.

Ainda existe um cenário número dois que estou testando. Temos que transmitir uma programação ao vivo que só pode ser capturada de um lugar que possui um link de apenas 2MBPS. E fazer uma transmissão nesse local com certeza vai detonar todo o link só com transmissão dependendo da quantidade de pessoas que estiver assistindo ao mesmo tempo.
Para solucionar isto eu utilizei uma técnica de enviar o sinal para um servidor aqui no backbone e daqui do backbone fazer o stream para a internet. Com isso eu instalei um servidor Linux Slackware64 com uma placa de captura no local com 2mpbs, e capturo o sinal e envio via UDP para outro servidor aqui no backbone, e dele envia para HTTP usando FLV, usando os comandos abaixo:

SERVIDOR CAPTURA
Linux Slackware 13.0 64bits
AMD Athlon(tm) 64 Processor 3200+ 2GHZ
2GB RAM
saa7134 Kworld Plus TV Turner Card
VLC 1.0.4
cvlc v4l2:///dev/video0 –v4l2-caching=6500 –v4l2-width=420 –v4l2-height=320 –input-slave=alsa://hw:1,0 –alsa-samplerate=16000 –sout “#transcode{vcodec=h264,vb=800,scale=1,acodec=mp3,ab=128,channels=2}:std{access=udp,mux=ts,dst=10.1.3.88:1234}” -vv

SERVIDOR NO BACKBONE
Linux Slackware 13.0 64bits
AMD Athlon(tm) Dual Core Processor 4450B 2.2GHZ
2GB RAM
VLC 1.0.4
cvlc udp://@:1234 –udp-caching=3000 –sout “#transcode{fps=12,vcodec=FLV1,vb=120,acodec=mp3,ab=16,channels=1,samplerate=11025}:std{access=http{mime=video/x-flv},dst=0.0.0.0:8080/stream.flv}” –sout-mux-caching=10000 -vv

Este esquema funciona, porém não é o melhor esquema de ser fazer, é digamos uma gambiarra, ainda estou a procura da solução perfeita, mas vejo que esta missão está longe de terminar, mas no final espero que ajuda alguem que se encontre no mesmo barco que eu, e que se tiver alguma solução melhor fique a vontade para comentar.

Acho que este foi meu primeiro post de 2010 hehehe FELIZ ANO NOVO LOL (Fevereiro FTW).

66 Responses so far.

  1. Palmito says:

    Firefox 3.5.7 Windows XP

    Você é o cara dos tutoriais, valha nossa senhora.

  2. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.6 Linux

    Tem que repassar o conhecimento né 😀

  3. Kleber Duarte Lima says:

    Firefox 3.6 Windows XP

    Boa Tarde Thiago li o seu tutorial porem estou precisando de uma ajuda estou recebendo um streaming no VLC porem eu gostaria que a saida de video não fosse pelo monitor e sim para saido da minha placa ZORAN da PINNACLE, no mplayer eu consigo fazer funciona muito bem com o seguinte comando “mplayer -vo zr mms://ip” esse -vo zr esta dizendo que estou saindo pela placa ZORAN, agora no VLC eu não consegui nada, você poderia me ajudar?

  4. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.6 Linux

    Kleber essa sua placa tem saída de vídeo? Creio eu que a saída de vídeo funciona como se fosse outra tela do monitor, no caso no linux seria o display 2.
    No caso do Linux creio que voce teria que utilizar isso
    –vout x11 –x11-display :0.1

    O display principal é o 0.0 o 0.1 seria o segundo e assim por diante.

  5. Kleber Duarte Lima says:

    Firefox 3.6 Windows XP

    Thiago você sabe como faz para executar o VLC no modo texto do linux? ele não tem modo grafico, ele vai exibir em modo texto mesmo!

  6. manu says:

    Firefox 3.0.18 Windows XP

    Tu é o cara!!!

  7. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.6 Linux

    Kleber, Você usa o comando cvlc ao invés de vlc apenas.

    Manu, tu é a muié!! 😛 😉

  8. Daniel Lopes says:

    MSIE 8.0 Windows Vista

    Ká Thiago, muio bom seu artigo, gostaria de saber como faço a tranmissão de video ao vivo usando um 3G comomden via um canal VPN habilitado n ponto onde devo receber o video, obrigado.

  9. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.6 Linux

    Creio que o esquema deva ser parecido com o meu, primeiro você deve configurar um servidor para fazer o stream com o VLC e testar tudo certo.

    Depois colocar ele para para receber um sinal como fonte e jogar para a WEB.

    E do ponto onde vc estiver capturando o sinal você deve enviar usando também o VLC para o seu servidor.

  10. Firefox 3.5.9 Windows XP

    Olá Thiago, gostaria de saber se vc trabalha com esse tipo de transmisão e poderia prestar alguns services para nós hehe

  11. Thiago Melo says:

    Firefox 3.6.4 Windows 7

    Leandro me manda um e-mail thiago(_arroba_)oxente.org e me fala qual e o projeto e ai eu vejo no que posso ajudar.

  12. Firefox 3.6.3 Ubuntu 10.04

    Thiago, eu estou querendo fazer algo do tipo com aqui, criar uma interface em flex para capturar algumas IPCAM’s. Tou usando o ubuntu em vez do slack, porém estou tendo o maior problema pra fazer o streaming funcionar, olha só a linha do vlc como está:

    cvlc http://127.0.0.1/img/video.asf -sout”#transcode{fps=4,vcodec=FLV1,vb=120,acodec=mp3,ab=16,channels=1,samplerate=11025}:std{access=http{mime=video/x-flv},dst=0.0.0.0:8080/stream.flv}” -sout-mux-caching=10000 -vv

    Não sei o que tou errando para não fazer meu streaming funcionar!

  13. Firefox 3.6.3 Ubuntu 10.04

    Olha a saída do VLC o que mostra

    VLC media player 1.0.6 Goldeneye

    e já pula para outra linha como se o programa tivesse encerrado!

  14. Thiago Melo says:

    Firefox 3.5.6 Linux

    Arthur isso é estranho você colocou -vv deveria ter algum debug, tenta colocar mais 1 v -vvv para ver se sai algo que te ajude.

  15. Penha says:

    MSIE 8.0 Windows Vista

    Boa noite Tiago, li seu tutorial e achei muito interessante! Estou com projeto de uma empresa para implementar algo deste tipo no site da mesma, só que irá transmitir jogo de futebol ao vivo diretamente de um estádio. E estou com uma dúvida danada, ainda não sei por onde começar. O site já está todo pronto e só vou fazer mais uma página “Esportes” para fazer esta implementação, seria algo mais ou menos parecido com o site do uol(trasmissões de jogos e atualizações de tabelas). Você pode me dar uma dica?

    • Thiago Melo says:

      Firefox 3.6.3 Windows 7

      Primeiro voce vai precisar de um servidor pronto para receber o sinal e transmitir. Depois você vai precisar de um bom link de internet no local do jogo para mandar o sinal ate o seu servidor.
      Estadio com Notebook e Videolan ———-INTERNET——–> SERVIDOR Videolan ——INTERNET—————> PAGINA.

  16. Victor Fernandes says:

    Firefox 3.6.10.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    gostaria de saber, consultando a tua experiência (oráculo) se algum desses programas descritos por ti tem a opção de criar segurança para o usuário.
    ex: eu disponibilizo um video mais para acessar o usuario tem que ter uma senha. ou seja, ele tem que ter a senha ou ser cadastrado pra assitir.

    A empresa onde eu trabalho ela quer crir uma plaforma com videos porem somente algumas pessoas poderão ter acesso e visualizar

    abs
    VBF

  17. Thiago Melo says:

    Firefox 3.6.8 Linux

    Você pode colocar senha via:

    HTTP – com apache.

    PHP – Criar um script em PHP para verificar sessão autenticada depois enviar o stream.

    FLASH – Editar o player para pedir a senha.

    A mais fácil seria a HTTP.

  18. Victor Fernandes says:

    Firefox 3.6.12.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    quero montar um youtobe da vida, qual dos programs tu sugere???

    abs

  19. Thiago Melo says:

    Firefox 3.6.12 Linux

    Victor voce pode fazer todo site na linguagem de sua preferência (jsp, php e etc) e utilizar o Flowplayer para ser o player do seu site.

    E colocar os vídeos em uma pasta no formato flv, para converter os vídeos que os usuários enviam você pode utilizar o VideoLan.

    Porém vai ter que fazer uma rotina para isso. Exemplo:

    pasta /upload => onde fica os arquivos enviados pelos usuários

    pasta /videos => pasta onde fica os arquivos convertidos.

    Crie um script utilizando sua linguagem de preferência (recomendo Bash) para de 5 em 5 minutos ele procurar vídeos na pasta /upload e converter em flv jogando na pasta /videos

    Pronto creio que isso é o básico para um portal youtube like.

  20. Grace says:

    Firefox 3.6.13 Ubuntu 10.04

    OLaaa Thiago… to formando e meu projeto é justamente um servidor de video streaming, ja não era sem tempo, tenho q entrega ele agora no final do mes e não ta dando certo… o q eu devo fazer? pro servidor funciona?

    bjão

  21. Thiago Melo says:

    Firefox 3.6.13 Linux

    O que não está dando certo?

  22. Ronan says:

    Chrome 8.0.552.224 Windows XP

    Olá Thiago boa tarde,

    Tenho uma Web TV e gostaria de saber como faço para transmitir stream de video para mobile. Estou tentando o formato 3gp, mas o servidor que uso WMS não esta aceitando tem alguma sugestão.
    Obrigado.

  23. Thiago Melo says:

    Firefox 3.6.13 Windows 7

    stream para mobile eu nunca vi quando eu abro o youtube no meu n78 ele abre os videos pelo real player.

  24. Alex says:

    Safari MacIntosh

    Thiago, estou com algumas duvidas, da pra vc me mandar um email?

  25. Thiago Melo says:

    Firefox 4.0 Windows 7

    manda para thiago ( arroba) oxente (ponto) org

  26. Grace says:

    Firefox 3.6.17.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    Thiago.. uma parte deu certo do meu trabalho, mas gostaria de saber, como eu uso o vlc via apache e qria saber tambem como eu monto os scripts… obriga e parabens pelo Tutoria

  27. Thiago Melo says:

    Firefox 4.0.1 Windows 7

    Com apache nunca utilizei, scripts nesse caso do meu tutorial só Bash mesmo.

  28. vinicius alvarenga says:

    Chrome 12.0.742.100 Windows 7

    Thiago Melo, muito obrigado pela experiencia passada no seu post. gostaria de saber se possível, qual é a possibilidade do VLC transmitir conteúdo ao-vivo para iphones, ipads e androides ?

    Você já testou?

  29. Thiago Melo says:

    Firefox 4.0 Linux

    Vinicios pra iphone e ipad vai depender do player se você usar o formato para quicktime vai conseguir, pra androido o proprio vlc deve funcionar.

  30. Alan says:

    Chrome 14.0.835.186 Windows 7

    Muito interessante o tutorial. Parabéns. Creio que vá me ajudar bastante.

    abs.

  31. jad yr says:

    Firefox 3.0.19.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    Tem alguma novidade em streaming ?
    Estou querendo colocar umas cameras IP ( padrao h.264 ) e envia-las pela internet a fora. Vi um site , que a camera é muito rapida, usando um protocolo rtmpt, num player jwplayer .
    http://ricosurf.globo.com/boletim-das-ondas/rio-de-janeiro/macumba-2w/
    Parece que tem uns 30fps.
    O vlc tem como fazer isso?
    Tenho uma camera que tem o protocolo rtsp, isso ajuda?

  32. jad yr says:

    Firefox 3.0.19.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    Obrigado!

  33. jad yr says:

    Firefox 10.0.2 Windows 7

    Outra pergunta… Se eu colocar uma janela com meu streaming em rtsp na minha homepage e pedir pra um cliente acessar essa pagina, Ele vai precisar fazer donwload do vlc ou de algum plugin para poder ver o streaming ? Estou qurendo evitar que as pessoas precisem fazer downloads para ver o streaming na minha pagina. teria que ser algo em flash, que quase todo mundo ja tem na maquina

  34. Humberto Viana says:

    Firefox 10.0.2 Windows XP

    Olá, Thiago Melo, ótimo tutorial esse seu e o powerbox, parabéns.
    Thiago, poderia me ajudar irei fazer uma apresentação sobre IPTV e no laboratório gostaria de realizar esse metodo de transmissão e que os outros alunos possam assistir em outro PC na mesma rede um video que irei exibir, como posso fazer para realizar essa prática. help…

  35. Ericson says:

    Safari Unknown

    Muito legal.
    Gostaria de saber se posso utilizar o vlc no Windows…?
    Eu estou montando um tcc dé sistema dé segurança com transição por um website
    obrigado

  36. luiz says:

    Chrome 19.0.1084.52 Windows 7

    Parabéns pelo post.
    Ola você tem interesse de instalar o Streaming e meu servidor, vamos combinar um preço?

  37. Chrome 16.0.912.77 Windows 7

    Olá Thiago, bom dia.

    Estou precisando montar uma solução que acho que ficaria perfeita com o VLC. Seria um sistema onde uma máquina baixaria a programação do dia `noite e reproduziria durante o dia. Esse sistema pode ser feito vai VLC? Onde encontro tutoriais desse tipo?

    Muito Obrigado

  38. serilui says:

    MSIE 9.0 Windows 7

    Cara essa solução se aplica também a SO windows? Estamos com um problema de servidores de stream e tá sufoco, se desse para rodar a solução do vlc no windows iria ajudar muito

  39. Diovanni says:

    Chrome 25.0.1364.152 Windows

    Parabéns pelo post, apesar de ser antigo.
    Tenho um receptor de tv digital USB da Elgin FS-01, e gostaria de pegar o sinal e transmitir para o Adobe Media Server via RTP. Como posso fazer isso?

  40. Alvim says:

    Chrome 27.0.1453.110 Windows 7

    boa noite,

    Muito bom esse tutorial, mas vc sabe como faço um server streaming de jogos?

  41. Firefox 28.0 Windows 7

    Bom dia Thiago Melo, estou fazendo um TCC onde tenho que montar um servidor streaming de vídeo sob demanda, tentei instalar o Darwin Streaming Server masa apresentou um monte erros, tem material sobre oassunto, pois na net ta escasso, estou utilizando meu notebook como servidor posssui Linux Ubuntu 12.04 e a ideia e transmitir para outros notebooks via rede ad hoc e medir o desempenho. Também tentei utilizar o VLC Player que possui um serviço streaming contudo também aparece erros e não consigo trasmitir.

  42. Jefferson says:

    Firefox 32.0 Windows 7

    Boa tarde Thiago,

    Estou precisando montar um streaming para minha empresa, já tenho o servidor windows e o link que ficará em um datacenter, o que preciso para atender essa demanda?

    – Quantidade de conexões simultâneas disponibilizada para o streaming ? 20 mil conexões.
    – Espaço em HD para disponibilizar ? 500 mb por vídeo, vamos prever espaço para 5 videos simultâneos.(500 mb x5=2,5GB
    – Quantidade de transmissões ? vamos prever os 5 vídeos aptos a rodar ao mesmo tempo
    – Qualidade (Bitrate) ? qualidade para rodar sem travar e com uma qualidade boa
    – Flash Player ou html5 ? ambos
    – Player para celulares ? sim

    • Thiago Melo says:

      Chromium 38.0.2125.104 Linux

      o link vai determinar tanto a qualidade como a quantidade de pessoas que vão poder assistir, eu sinceramente recomendo usar um serviço de stream no mercado como youtube ou twich. O gasto pode ser bem menor e tudo mais prático.

  43. Vanderson says:

    Chromium 38.0.2125.111 Linux

    Thiago, estou com planos de criar iptv na minha rua, minha duvida é se Servidor de video consegue fazer com q os clientes assista canais diferente da parabólica claro?

  44. Ronaldo says:

    Chrome 38.0.2125.111 Windows 7

    Olá Thiago, td bem?

    Estou precisando montar um solução de streaming para ser exibida dentro de uma aplicação que desenvolvi. A plicação utiliza um plugin do VLC que captura o sinal de um servidor. A transmissão é feita utilizando o protocolo http e como transcoding Video – MPEG2 + MPGA (TS). O problema é que a imagem chega com uma qualidade muito ruim e som fica picotando. Fiz vários testes e o problema parece ser na placa de captura. Pois se fizer a transmissão a partir um arquivo não há perda de qualidade de som e imagem.
    Gostaria de saber se a minha solução está adequada e se o problema é realmente na placa de captura.
    Obrigado e um abraço!

    • Thiago Melo says:

      Chromium 38.0.2125.104 Linux

      Aparentemente e a placa já que streaming de arquivo vai de boa, tenta usar dois computadores, um para fazer a captura e o outro o stream pelo visto ta tendo um gargalo de processamento fazendo os dois.

  45. Michael Toledo says:

    Chrome 39.0.2171.95 Windows 7

    Olá!
    Gostaria que você me ajudasse com o seguinte problema:
    Preciso criar um Streaming de um pc para o outro via rede. Funciona o seguinte, preciso transmitir um video de uma ilha de edição que tenho, para um outro pc que esta em outro prédio, onde se encontra o transmissor que irá emitir esse video em UHF. Utilizei o VLC, em plataforma Windows, mas o processo da máquina está muito alto, fazendo com que o vídeo chegue travando na maquina de destino. Será que existe algum outro software especifico para esse tipo de streaming que necessito?

  46. Fábio says:

    Firefox 37.0 Windows 7

    Boas Thiago,

    Estive a ver o seu artigo e achei fenomenal, mas tenho muitas dúvidas, nomeadamente na configuração do sistema.
    Muito honestamente ainda não sei bem como tudo isso funciona. Tenho um projeto que queria fazer, mas está dificil, basicamente quero ter uma IPcamera numa praia para a visualização de ondas, submeter a camera no website. Mas tenho muitas limitações na largura de banda e nao posso ter muitos usuarios a visualizarem a camera, porque daria uma overload da largura de band. A solução creio eu é ter como disse um servidor para não sobrecarregar a largura de banda da camera. Mas não sei como o fazer.
    Poderá ajudar-me?
    Obrigado desde já.

  47. jackson says:

    Safari Android 2.3.6;

    Olá Thiago, vc pode me ensinar como colocar ou fazer streaming pra rodar vídeos online e gravados no meu PC no meu blog sem custo?

    Me ajude pois pagarei por este seu serviço. Meu numero vivo (95) 99134 4968

  48. Caio says:

    Chrome 43.0.2357.134 Windows 7

    Caro Thiago, parabéns pelo post. Mais de 5 anos e continua rendendo ótimos comentários e compartilhamento de informações.

    Li cada um dos comentários e pude perceber que a sua sugestão pra quem não tem banda é procurar serviços como o You Tube Live Stream e o Twitch.tv

    Pois bem, e pra conteúdo adulto? Qual servidor eu poderia usar? Outra coisa, a AWS Amazon tem uma plataforma pra entrega de conteúdo, mas tenho a sensação de ser um tanto cara.

    Tem alguma sugestão? Agradeço desde ja, um abraço.

  49. Bruce Esteves says:

    Firefox 46.0 MacIntosh

    Olá Thiago,

    Voce ainda esta trabalhando ou testando esses recursos de video? Estou com uma demanda relacionado com essa tecnologia e gostaria de compartilhar com voce. Poderia me passar os seus contatos?

    Atenciosamente,

    Bruce.

  50. tiago francisco says:

    Chrome 53.0.2785.116 Windows

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber se é possível analisar o desempenho do servidor de streaming com VLC a partir do wireshark.
    Grato pela atenção!


pfSense 2.0 e...

Ano passado eu tentei me aventurar a configurar um servidor ...

GVT TV ...

A GVT está lançando seu novo produto, Televisão por Assinatura ...

Novo Blog, quem...

Hoje resolvi voltar a postar no blog, aproveitei para trocar ...

FlashPlayer no Snep,...

Esses dias pediram para eu ouvir umas ligações, e era ...

VMware vCenter Converter...

Esses dias chegou um servidor novo aqui na empresa, um ...

Ultimo post de...

Bom esta semana final de 2010 eu estava aqui de ...

Migração do Voip...

Bom quando terminou a migração eu fiquei direto na empresa ...

Asterisk com Snep...

A tempos venho comentando sobre Asterisk e Snep aqui no ...

Implementações na Radiologia

Estou fazendo implementações de novos sistemas na Radiologia, o primeiro ...

FISL 11 –...

Opa dia 2 do FISL foi ontem lol. Mas não ...