• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Banho de Informações

Esses dias venho escrevendo pouco no blog, isso é por causa da quantidade de trabalho, e a monotonia do mesmo que não gerava nenhuma vontade de criar um post sobre minha rotina. Porém este mês de Abril além do meu aniversário, tive uma explosão de informações que foram jogadas na cara, de forma que todo dia eu sinto vontade de postar aqui todas as novidade da qual venho passando no meu dia a dia no trabalho.

Este mês está sendo o mês dos acontecimentos para o ITEC, vários projetos que passamos anos planejando e esperando finalmente começaram a mostrar resultados e tornar mais real o futuro da empresa e do governo do estado.

Eu já postei aqui bastante sobre VMWARE, nós temos aqui um cluster VMWARE com 4 servidores DL580 da HP, com 20GB RAm e 2 processadores Xeon com 4 núcleos cada. Neste ambiente usávamos o Virtual Center 2.5 e ESX 3.5 nos hosts, e nesse meio tempo por causa do contrato ganhamos o upgrade para a nova plataforma vSphere.
Apesar de receber os upgrades eu nunca parei para planejar uma mudança na nossa estrutura para utilizar os novos recursos do vSphere, e também faltou coragem de mexer no que está funcionando até porque o nosso storage estava lotado e não tinha espaço para criar um site backup.

Porém depois de um bom tempo recebemos novos servidores, desta vez um enclosure BLADE c7000, com 5 lâminas e um novo storage de mesma capacidade, mas o problema foi que estes novos servidores ficaram nas suas caixas, pois ainda precisava de uma reforma na parte elétrica e chegar o novo NO-BREAK de 80kva, para que o BLADE pudesse começar a funcionar.

Eu sempre ouvi falar de BLADE isso BLADE aquilo, mas nunca tinha visto ou mexido em um. Lembrando que não é um Caça-vampiro como todo piadista infame fala assim que se fala do BLADE. Nesse tempo eu comecei a ler alguns manuais mas eu sou péssimo com manuais, eu prefiro ver o “trem andando” para entender como funciona.

Depois da reforma, e da instalação do no-break e do BLADE no dia 09 (um dia antes do meu aniversário), recebi a ordem de ter que já colocar o BLADE para funcionar. Foi aí então que sem suporte, sem treinamento tive que me virar nos 30 para ligar, configurar e instalar o sistema operacional em uma lâmina do BLADE.

Como neste novo servidor recebemos mais duas licenças para ESX, resolvi então já testar o vSphere e aproveitar seus novos recursos. Começamos os trabalhos, eu e a equipe da DIOP, as 08:00 e terminamos as 23:00, e conseguimos no final do dia instalar o vSphere em uma lâmina, configurar o storage, criar um novo vDisk no EVA, configurar a rede, e criar uma máquina virtual com slackware 13.0 64 bits.

Neste dia eu apanhei como um condenado, mas graças ao grande deus da internet GOOGLE, toda a informação necessária para fazer uma máquina virtual em um vSphere rodando em um BLADE foi obtida. Mas neste dia eu achei que ia ficar louco, a pior parte de compreender desta estrutura e a rede, switchs internos e externos, switchs reais e virtuais quase deram tilt no meu cérebro.

As pessoas mais próximas comentarão, “que azar trabalhar até tarde em uma Sexta-Feira, um dia antes do seu aniversário”, não sabe elas que este foi um dos dias mais interessantes da minha carreira profissional, pois neste dia eu ganhei um Banho de Informações de presente de aniversário.

6 Responses so far.

  1. Manu Angelo says:

    Firefox 3.5.9 Windows 7

    Eu fui uma piadista infame! Pensei q vc ia matar o Blade. O google é maravilhoso né, sou muito apaixonada por ele, se ele fosse um homem eu iria trair o Aldir e me casar com ele. P mim informação é um dos melhores presentes a se receber! Daqui a pouco vc volta pra gente, por enqaunto é do ITEC, kkkkkkkkk.
    beijooooo

  2. Raquel says:

    Firefox 3.5.9.NETCLR3.5.30729 Windows XP

    Parabens meu amor!
    Com certeza os melhores presentes do mundo: informação e conhecimento e sei que você sabe fazer muito bom proveito disso!

  3. tripinha says:

    Firefox 3.0a1Tabletbrowser0.3.7RX34RX44RX48DIABLO5.2008.437 Linux

    muito irado esse depoimento, isso é que é tecnologia, um dia quando eu crescer quero ser como tu kkkkkkk abraços meu velho e bons aprendizados.

  4. Dia & Noite says:

    Firefox 3.6.3 Windows 7

    Companheiro Melão cara de mamão,
    estamos aqui para ressaltar o seu e o nosso trabalho junto com o BLADE. Realmente, apanhamos(até o especialista da newsupri apanhou, não foi?!) muito no começo,mas hoje podemos dizer que dominamos o danado do Blade e entendemos o funcionamento virtual e real do switch da Cisco. Vc esqueceu de contar dos nossos lanches noturnos, leaozinho(pitbull) e o passaporte do Gaucho (caganeira). Torcemos por mais alguns dias iguais a esses, pois desse BANHO nos gostamos.

  5. Thiago Melo says:

    Firefox 3.6.3 Windows 7

    HAAHAH Dia e Noite é foda!! Mas ainda prefiro Maria Joaquina e Cirilo.
    Agora o que me fez mal mesmo foi o Pitbull, o passaporte do Gaucho nem tanto hehehe.

    Abs e vlw a visita.


pfSense 2.0 e...

Ano passado eu tentei me aventurar a configurar um servidor ...

GVT TV ...

A GVT está lançando seu novo produto, Televisão por Assinatura ...

Novo Blog, quem...

Hoje resolvi voltar a postar no blog, aproveitei para trocar ...

FlashPlayer no Snep,...

Esses dias pediram para eu ouvir umas ligações, e era ...

VMware vCenter Converter...

Esses dias chegou um servidor novo aqui na empresa, um ...

Ultimo post de...

Bom esta semana final de 2010 eu estava aqui de ...

Migração do Voip...

Bom quando terminou a migração eu fiquei direto na empresa ...

Asterisk com Snep...

A tempos venho comentando sobre Asterisk e Snep aqui no ...

Implementações na Radiologia

Estou fazendo implementações de novos sistemas na Radiologia, o primeiro ...

FISL 11 –...

Opa dia 2 do FISL foi ontem lol. Mas não ...